ArchaeoCafé – Video 2 – Big bang cultural: Revolução cognitiva

apresentado por Cristiano Cit

Big bang cultural

Big bang cultural: Revolução cognitiva

 

Palavras-chave: Big Bang cultural; Revolução Cognitiva; Paleolítico; sapiens; linguagem

Link para o vídeo:

YouTube: https://youtu.be/vwJPkVRrqRs

 

Resumo:

O vídeo a seguir traz uma apresentação sobre o Big Bang Cultural, também conhecido como a Revolução Cognitiva. O primeiro termo tem como referência o arqueólogo Steven Mithen, no livro “A pré-história da mente, uma busca das origens da arte, da religião e da ciência”, enquanto que o segundo é apresentado pelo historiador israelense Yuval Noah Harari no livro “Sapiens, uma breve história da humanidade”.
Esse período compreende um espaço de tempo entre 70 mil anos e 30 mil anos atrás, na transição do Paleolítico Médio ao Paleolítico Superior e testemunhou o advento da mente humana moderna, responsável pela ocupação posterior de todo o globo, e pela criação das primeiras formas de arte, linguagem e religião, demonstradas por meio de registros fósseis com alto valor simbólico, não observado nas espécies de hominídeos predecessoras.
Por meio desse vídeo, busco apresentar como a linguagem e a fluidez cognitiva possibilitaram o compartilhamento de informações que resultaram no desenvolvimento das técnicas empregadas para a sobrevivência, bem como possibilitou que a humanidade passasse a viver em grupos maiores.

 

Leituras recomendadas

Livros:

  • CHAMPION, T.; GAMBLE, C.; SHENNAN, S.; WHITTLE, A. Prehistoric Europe. Left Coast Press. Walnut Creek, Califórnia, 2009.
  • HARARI, Y. N. Sapiens – Uma breve história da humanidade / Yuval Nah Harari; tradução Janaína Marcoantônio. – Porto Alegre, RS. L&PM, 2016.
  • MITHEN, S. J. A pré-história da mente: uma busca das origens da arte, da religião e da ciência / Steven J. Mithen; tradução Laura Cordellini Barbosa de Oliveira; revisão técnica Max Blum Ratis e Silva. – São Paulo: Editora UNESP, 2020.

Links:

  • https://www.youtube.com/watch?v=mkfpn9cQeao
  • https://super.abril.com.br/historia/encontrada-pintura-rupestre-mais-antiga-da-humanidade-73-mil-anos/
  • https://super.abril.com.br/historia/arte-rupestre-na-indonesia-e-a-mais-antiga-do-mundo-dizem-arqueologos/

 

 

Leave a Reply